Funasa entrega diagnóstico para projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água

Administração - Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014


Funasa entrega diagnóstico para projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água

Técnicos da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) entregaram na tarde desta segunda-feira (20) ao prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, e ao diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgosto), Wilson Aparecido de Souza ‘Mineiro’, diagnóstico para projeto de engenharia para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Bandeirantes. O projeto básico de engenharia foi entregue pelo engenheiro Paulo Eduardo Kirrian Fiedler, e técnico em saneamento, João Luis de Souza.

Durante a reunião, que contou com a participação do engenheiro do SAAE, Francisco Marcone, e secretário municipal de Obras, Ruy Carvalho, os técnicos da Funasa apresentaram aos gestores um resumo do trabalho realizado no qual levou dois anos para ser concluído. “O documento apresenta os gargalos do nosso atual sistema de distribuição de água, seria uma ‘ressonância’ de como está nossa rede atualmente para que possamos trabalhar e melhorar os serviços à população”, comenta o prefeito. Celso Silva ressalta que o objetivo do levantamento foi a realização de um estudo técnico para a aplicabilidade de um projeto setorizado de ampliação da rede. “Buscando assim, evitar prejuízos em todo o contexto, visando aspectos que venham beneficiar o Município, como o uso racional de água, preservação do meio ambiente, redução nos custos de consumo do usuário, bem como evitar prejuízos ao poder público com máquinas e intervenções no asfalto, entre tantos outros aspectos”, menciona.

De acordo com o diretor do SAAE, Wilson Aparecido de Souza ‘Mineiro’, as tubulações ao entorno da região central da cidade (por ser mais antiga) ainda são de ferro, o que ocasiona perda de água e prejuízo, num percurso, de cerca de 40%, sendo que o aceitável ou ideal, seria de 15%.

Para o prefeito, a entrega do documento é o ponto de partida para o projeto de ampliação da rede de abastecimento de água. “Essa ‘ressonância’ realizada foi completa e também complexa, contudo, a sequência agora é a busca por captação de recursos. Este é um processo e um projeto a médio e longo prazo que demanda, no mínimo, recursos em mais de R$ 12 milhões para investimento”, considera.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto


Bandeirantes