Leitura do hidrômetro

Administrativo - Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021


 Leitura do hidrômetro

Toda vez que você abre o chuveiro ou liga a máquina de lavar roupas, o hidrômetro da sua casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também conhecido como relógio em parte do país, mede o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício.

Por meio da leitura do hidrômetro, você consegue acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, uma informação que não só ajuda a manter as contas sob controle como também facilita a identificação, com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas na sua média de consumo.

Além de ser muito relevante para a sua economia doméstica, o hidrômetro também tem uma importância social. A partir das medições dos aparelhos em todos os domicílios, o poder público e as concessionárias conseguem mapear os hábitos da população, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento.

Em um país em que o consumo médio de água chega a 154 litros por dia – 34 litros acima do que aONUconsidera necessário para suprir as necessidades básicas das pessoas –, medir corretamente o volume de água utilizado por meio da leitura do hidrômetro é um primeiro passo para reconhecer os excessos e adotar ocaminho de um consumo mais consciente.

Aprenda a fazer a leitura do hidrômetro

Vantagens do hidrômetro

• Ajuda a manter o consumo de água sob controle
• Facilita a identificação de vazamentos
• Possibilita a cobrança justa da conta de água
• Auxilia no mapeamento dos hábitos de consumo de toda a população

 

Vamos calcular?

Um leiturista devidamente autorizado e identificado é responsável por visitar empresas e residências para fiscalizar o funcionamento dos hidrômetros e acompanhar as medições mensalmente.

Mas você também pode fazer o controle individual do seu consumo, compreender sua rotina e descobrir quais mudanças de hábitos ajudam naredução de sua conta de água. Além disso, acompanhar o seu hidrômetro de perto também é uma forma deidentificar a possibilidade de algum vazamento, portanto, fique atento!

Identifique o número de medição que consta na sua última conta de água. Subtraia a medição da conta do número que consta na leitura atual do seu hidrômetro. Para o cálculo, considere somente os números pretos e desconsidere os demais. Agora você já sabe quanto consumiu desde a sua última conta de água.

Cuide bem do seu hidrômetro

De nada adianta manter um hidrômetro em casa se o aparelho não funcionar corretamente. O SAAE Bandeirantes-PR garante a qualidade dos aparelhos instalados porém cada usuário também é responsável pela conservação do equipamento instalado em sua residência e pode avisar o SAAE quando perceber a necessidade de substituição.

Como consumidor, você pode adotar alguns cuidados que ajudam a ampliar a vida útil do aparelho e garantem a precisão de suas medições.

  • Não coloque objetos em cima do hidrômetro, a prática pode prejudicar a medição.
  • Deixe o equipamento em local de fácil acesso para leitura.
  • Mantenha o hidrômetro sempre limpo.
  • Nunca retire o lacre. A violação do hidrômetro é ilegal e implica em sanções previstas na lei.
  • Informe ao SAAE quando perceber que o equipamento está danificado.

 

Fonte: https://blog.brkambiental.com.br/

Serviço Autônomo de Água e Esgoto


Bandeirantes