Estiagem pode afetar abastecimento de água em Bandeirantes!

Administração - Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019


Estiagem pode afetar abastecimento de água em Bandeirantes!

A população de Bandeirantes deve ficar atenta e fazer uso racional de água para que num futuro próximo o abastecimento não seja afetado. O alerta é do diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Bandeirantes, Elias Tostes, que devido a vazão reduzida dos mananciais do Rio das Cinzas em decorrência da longa estiagem e das elevadas temperaturas que ocasionam maior consumo de água, pode afetar o sistema de abastecimento, principalmente, a região central e sul da cidade.

De acordo com o diretor essas duas regiões são guarnecidas pelo Aquífero Guarani (Poço 1) e pelo Rio das Cinzas, e os moradores destas localidades deverão ser os mais afetados com um possível racionamento de água. “Nas demais regiões, devido aos poços profundos diretamente do Aquífero Guarani serão menos afetados, entretanto, também devem fazer uso racional de água”, orientou e mencionou que cidades da região, como Santo Antônio da Platina, a Sanepar já adotou medidas de contenção. “Naquele município, a água retorna somente no período da noite. Portanto, é importante a nossa população fazer o uso racional de água até que tudo se normalize”, destacou.

USO RACIONAL -  O diretor do SAAE ressalta que é fundamental os usuários adotarem hábitos de consumo racional da água, ou seja, reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

 

 

 

 

 

Serviço Autônomo de Água e Esgoto


Bandeirantes