Você sabia que água da chuva e esgoto não devem se misturar?

Administração - Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019


Você sabia que água da chuva e esgoto não devem se misturar?

Você sabia que há muitas diferenças entre a rede que faz a coleta de esgoto das residências e a que faz a drenagem da água da chuva da cidade? Sempre que essa separação não é respeitada, todo o saneamento do município é prejudicado.

A rede de esgoto faz a coleta dos resíduos líquidos produzidos nas atividades do cotidiano. A água que escoa pelos ralos e vasos sanitários de residências e escritórios é recolhida pela tubulação e direcionada para a estação de tratamento de esgoto, onde passa por diversos procedimentos até estar apta para retornar ao meio ambiente.

Já a rede de drenagem de água pluvial recolhe os excessos de água da chuva que se acumulam em superfícies e subsolos da cidade. Ela é formada por estruturas de engenharia encarregadas de conduzir as águas residuais das chuvas – e não precisa de tratamento – de volta aos rios, lagos e mares. É um mecanismo que atua para evitar alagamentos nas cidades.

ENTENDA PORQUE É IMPORTANTE SEPARAR ESSAS DUAS REDES:

Os problemas aparecem quando as duas redes são interligadas indevidamente. Isso pode ocorrer através de ligações mal feitas ou clandestinas. Imagine o destino de um esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial. Em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, o esgoto será lançado diretamente em rios, lagos e mares, poluindo os mananciais.

O oposto também é ruim. Quando são as águas residuais da chuva que caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências. Esse problema causa um enorme transtorno, pois toda a sujeira e mau cheiro do esgoto acabam retornando para dentro de casa, o que não é nada agradável!

Isso acontece porque a tubulação da rede de esgoto foi dimensionada para receber somente o volume de resíduos líquidos gerado pelas residências. A presença da água da chuva, assim, sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto e pode até provocar o rompimento das tubulações. Mesmo quando a estrutura consegue suportar o volume excessivo de água, a eficiência do tratamento fica prejudicada porque o esgoto já chega muito diluído.

REDE COLETORA DE ÁGUAS  PLUVIAIS X REDE COLETORA DE ESGOTO:

Para ajudar a entender melhor como funcionam essas duas redes, fizemos um infográfico que ilustra o funcionamento e o trajeto das duas redes. Conheça também as consequências da interligação incorreta entre a rede de esgoto da sua casa e a rede que coleta água da chuva, que coleta a água nas áreas externas do terreno e nas vias públicas, na forma de bueiros:

 

 

 

 

 

Promover a ligação de seu imóvel à rede de esgoto, de acordo com os critérios definidos pelo SAAE, é uma contribuição muito importante para a preservação do meio ambiente e a saúde da sua família.

Fuja de ligações clandestinas e garanta o bom funcionamento das redes de esgoto e de drenagem pluvial de sua cidade.

 

 

Fonte: BRK Ambiental

Serviço Autônomo de Água e Esgoto


Bandeirantes