O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Bandeirantes retomou no dia 30 de agosto os trabalhos de implantação da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto no Distrito Nossa Senhora da Candelária (Sertãozinho). A instalação dos equipamentos e módulos sanitários é uma das etapas para a conclusão das obras, que tem previsão de serem finalizadas até final de setembro.
Segundo o diretor da autarquia, Carlos Elias Tostes, assim como em Bandeirantes, o Distrito da Candelária também terá sua própria Estação de Tratamento, compreendendo a construção de redes coletoras, emissários, poços de visitas, ramais domiciliares, lagoa de tratamento, equipamentos. “Com essa retomada dos trabalhos, prevemos a conclusão das obras até novembro”, mencionou. Os recursos financeiros são oriundos do Governo Federal e o projeto é vinculado ao PAC Esgoto. “Assim como a comunidade da Candelária já possui 100% de rede de abastecimento de água tratada, bem breve terá 100% de esgoto coletado e tratado. Nenhuma cidade brasileira possui este patamar de 100%. Até mesmo Bandeirantes está em 99%, mas isso por conta de situações e problemas pontuais das localidades os quais demandam de projetos com características específicas, mas estamos trabalhando para solucionar. Nosso objetivo é ter a universalização do sistema”, ressaltou.
O QUE É ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - Atividades diárias, como lavar louças e roupas; tomar banho e dar descargas formam o que se chama de esgoto sanitário. Além de água, o esgoto contém dejetos e precisa receber o tratamento adequado antes de ser lançado aos rios e córregos. As Estações de Tratamento de Esgoto são unidades onde o esgoto, após sair das residências e passar pela rede coletora por meio de um longo sistema de tubos subterrâneos, é levado para ser tratado, podendo assim, ser devolvido ao meio-ambiente e lançado em rios, lagos ou no mar. Tem como principal objetivo reproduzir, em menor espaço de tempo, a capacidade dos cursos d’água de decompor naturalmente a matéria orgânica. Os processos de tratamento do esgoto podem ser físicos, químicos e biológicos para remover contaminantes e produzir águas residuais tratadas (ou efluentes tratados ) mais seguros para o meio ambiente.
Bandeirantes